A anemia é um mal que atinge não somente as crianças e os jovens, ela atinge todas as idades, inclusive os idosos. É decorrente da falha na produção, as perdas sanguíneas e a maior taxa de destruição dos glóbulos vermelhos. Nos idosos, a anemia é decorrente de um ou mais destes sintomas, mas tem como causa principal a carência nutricional, anemia de doenças crônicas e, ainda, por causas inexplicáveis.Cerca de 10% dos indivíduos com mais de 65 anos e em 30% daqueles com mais de 80 anos, apresentam o problema. A anemia afeta a qualidade de vida destas pessoas e tem alta morbidade e mortalidade.
O tratamento deve se basear na resolução da causa, ou seja, na reposição de nutrientes como FERRO, ÁCIDO FÓLICO E VITAMINA B12! Tratar os processos inflamatórios e neoplasias, incremento da eritropoiese com eritropoietina recombinante humana, e quando não for possível, efetuar transfusão de sangue.
Alimentos ricos em ferro, ácido fólico e vitamina B12:
Alimentos ricos em ferro de fonte animal e de fonte vegetal.
Ostra, fígado, tofu, cereais, gema de ovo, vegetais verdes, carne bovina, frutas secas, oleaginosas, grãos.
Alimentos ricos em Vitamina B12, geralmente são de origem animal.
Como peixes, coração de galinha, ovos, queijo, leite...
Alimentos ricos em ácido fólico: levedura de cerveja, feijão e lentilhas, quiabo, fígado de galinha, fígado de peru cozinho, soja, macarrão....
Nenhum comentário:
Postar um comentário