segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dança para combater a depressão

A dança é uma ótima opção para combater a depressão. Ela estimula a concentração, e a música ainda anima. Outra ideia são as aulas em circuito, pois as pessoas ficam ligadas uma na frente das outras, segundo a educadora física e fisiologista Lucina Mankel, da Curves Academia.
Estudos realizados com pessoas a partir de 50 anos mostram que o exercício aeróbico promove uma redução da inflamação no cérebro, eliminando o estresse oxidativo e estabilizando o equilíbrio do cálcio no organismo. Além disso, melhora o desempenho cognitivo, aprendizagem e memória. Caminhada, natação e bicicleta são ótimos exemplos desses exercícios, que, com seus movimentos cíclicos e constantes, ajudam a prender a atenção do paciente, as artérias se dilatam fazendo com que o sangue circule mais facilmente pelo corpo e oxigene mais o cérebro.


Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Southwersten, do Texas, nos Estados Unidos, correr três vezes por semana tão eficiente quanto o uso de antidepressivos. A prática de atividades aeróbicas durante 30 minutos pelo menos três vezes por semana reduz quase pela metade os sintomas de uma depressão moderada. O estudo analisou cerca de 70 participantes, entre 20 e  45 anos, com sintomas da doença, e a conclusão foi de que as pessoasque desempenharam atividadess aeróbicas de forma moderada ou intensa.
Durante três a cinco dias toda semana, os pacientes sentiram uma diminuição de 47% de seus sintomas depressivos  depois de três meses. Já para aqueles que realizaram atividades de menor intensidade de três dias semanalmente, os sintomas reduziram cerca de 30%. No grupo que cumpriu atividades de flexibilidade durante 15 a 20 minutos, a redução foi de 29%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!