Maturidade Digital

Informática: Bicho de sete cabeças?


Tencionamos a acreditar que informática e o idoso não foram feitos um para o outro, mas pelo contrário, e segundo pesquisas o idoso vem se nutrindo diariamente desta ferramenta. Atualmente, vivemos nesta era digital que veio para contribuir e facilitar nossa comunicação com o mundo inalcançável, como exemplo disto a internet. A internet possibilita o contato com aquele amigo ou familiar de outra cidade, escutar uma música daquele vinil que não esta mais em uso, assistir um capítulo de novela que não assistiu, assim também com ler um acontecimento em outro país e entre outros recursos.

Antigamente tínhamos recursos de comunicação que demoravam alguns dias para se atualizar ou fortalecer o convívio com aquele familiar distante, exemplo disto à carta, e que hoje em dia ela se modernizou e virou o e-mail, e com apenas alguns segundos conseguimos manter um contato amplo e rápido. Conversas eram realizadas constantemente via telefone a qual era oportunizado a escuta, e, entretanto hoje temos o acesso ao Facebook, Twitter, Skype, Google+, Whatsapp, Voxer e entre outros aplicativos a qual pode se escutar, conversar, gravar e ainda visualizar aquela pessoa que estamos conversando. Quando queríamos ouvir aquela música adorada do vinil tínhamos a vitrola, e agora com alguns simples minutos conseguimos ouvir aquela boa música do Rei, através da rede social Youtube, em que podemos também assistir aquele documentário, capítulo de novela ou um bom filme.

A informática para terceira idade propicia diversos benefícios ao idoso desde lhe oportunizar aprendizado a este “bicho de sete cabeças”, revigorando aquela autoestima que pode estar em baixo e trazendo novos ciclos de amizade. A terceira idade é marcada por diversos tabus e crenças de desvalia, em que o idoso perpassa e muitas vezes não sabe lidar com estes momentos angustiantes, e um deles é a informática. Por muitas vezes, o idoso se depara com o choque e a desmotivação por não saber operar um computador com a facilidade de seus filhos ou netos, e isto acaba lhe gerando estes sentimentos de desvalia. Como também, o idoso vivencia o medo em aprender, acreditando que não conseguirá estar informatizado. E com estes sentimentos que a terceira idade interage-se a este novo mundo.

A computação é um meio de instrumento quem amplia o conhecimento, o pensamento e a comunicação do ser humano. E através dela, o idoso consegue ampliar este triângulo tecnológico, passando-se diariamente e acreditando no seu potencial em aprender uma nova ferramenta. Aqui no Espaço Terapêutico Márcia Papaléo, o projeto Maturidade Digital é diferenciado e aconchegante, pois as aulas são ministradas por estudantes de psicologia, que tenho o cunho de oferta-los aulas dinâmicas e conforme suas necessidades. Ou seja, compreendemos que este processo de conhecimento tem que ir junto ao agrado do aluno, abraçar suas ânsias e abrir caminhos para novos horizontes.


Nosso principal objetivo é transferir Conhecimento e Ensinar 
o público maduro!

______________________________________

Nosso pacote de aulas:




·         Como organizar pastas e arquivos no computador;

·         Como limpar arquivos temporários e outros arquivos desnecessários do computador;

·         Como usar as ferramentas do Windows (renomear arquivos ou pastas, fazer busca de arquivos ou pastas, copiar ou mover arquivos para outras pastas, selecionar vários arquivos e pastas ao mesmo tempo, usar teclas de atalho, etc.);
·         Como enviar e receber e-mails;
·         Como salvar imagens, documentos, fotos, etc;
·         Como enviar e-mails com anexo;
·         Como se comunicar com outras pessoas por: FACEBOOK, SKYPE, etc;
·         Como criar um blog; 
·         Como baixar músicas, vídeos, filmes, etc;
·         Como criar sua própria página nos sites de relacionamento como: FACEBOOK;
·         Como criar e editar videos;
·         Como editar fotos e imagens;
·         Como digitar e formatar textos no Word;
·         Como utilizar o Excel;
·         Como utilizar o Power Point;
·         Como criar lembretes para surgirem na tela do computador no momento desejado;
·         Como gravar dados num pendrive, CD ou DVD;
·         Como gravar, em DVD, um filme baixado de uma página da internet para assisti-lo na TV;
·         Como gravar um CD de músicas selecionadas para escutar em aparelhos de som;
·         Como mandar mensagens para celulares pela internet;
·         Como planejar rotas rodoviárias ou trajetos de ruas em cidades, economizando tempo e combustível;
·         Como fazer pesquisa de preços na internet para comprar os mais diversos produtos;
·         Como encontrar resultados de loterias (Quina, Mega Sena, etc.);
·         Como mandar cartões virtuais de felicitação;
·         Como baixar videos do Youtube para disco rígido;
·         Como receber informações sobre um assunto de interesse na conta de e-mail;
·         Como usar o computador como um telefone sem pagar ligações DDD ou DDI, utilizando o programa Skype;
·         Como usar o computador como um telefone, pagando muito pouco para fazer ligações DDD ou DDI para telefones fixos e celulares, utilizando programas como JustVoip, por exemplo.

Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!