segunda-feira, 20 de julho de 2015

Expressão Corporal

A Expressão Corporal está associada hoje a diversas práticas corporais, tanto no campo de conhecimento em dança, quanto de comunicação, neste último sob a perspectiva da comunicação não-verbal ou linguagem corporal.. Por ser uma expressão muito utilizada em nossa atualidade, por ter conquistado as salas de aula dos cursos de graduação em dança e teatro, é preciso traçar um pequeno histórico da inserção desse termo no universo das artes cênicas para que possamos compreender sua definição.





Segundo BRIKMAN (1989), a Expressão Corporal desempenha e amplia todas as possibilidades humanas. Possibilidades que trazem o conhecimento pessoal e individual, dando ao corpo a oportunidade de manifestar suas experiências e vivências do cotidiano e da arte.
Podemos dizer que, nas danças do final do século XIX para os dias de hoje, existe uma preocupação maior com a consciência do movimento. Para atingir esta consciência utiliza técnicas diferenciadas da dança clássica. Uma técnica onde a expressão corporal descreve um resumo denso e breve do cotidiano, do cultural, das necessidades e desejos humanos e bem menos do irreal e do imaginário.
As danças atuais já não privilegiam o bailarino por seu virtuosismo, mas iguala a todos no mesmo patamar quando a dança é feita por um grupo. O  ambiente em que elas acontecem não são somente os palcos dos grandes e imponentes teatros, mas acontecem também nas ruas, praças, galerias, shopping centers, estações de metrô etc. Os movimentos não são os padronizados pelas danças clássicas, são mais leves e soltos, pois estimulam a criação, as pesquisas sobre novos movimentos e novas possibilidades de realização. Mas, tanto umas como as outras são estéticas, ou seja, o belo sempre está presente.

O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo oferecerá a partir desse mês aulas de Expressão Corporal. Entre em contato e marque: 33116547.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!