O número de idosos conectados é cada vez maior, mas essa inclusão digital nem sempre é fácil, devido a complexidade de se adaptar a um celular.
Trivial para os leitores já acostumados com tantas opções de dispositivos móveis, tarefas simples como acessar a caixa de entrada de mensagens pode se virar um desafio para quem é iniciante.
Essa educação digital requer paciência das pessoas próximas, e disposição em ajudar no processo de aprendizado. Na coluna de hoje serão apresentados os melhores aplicativos para facilitar o vida dos usuários da terceira idade. Confira:
iDoso guia
É um guia em forma de aplicativo que vai narrando como usar as principais funções do celular. Ele apresenta o conteúdo de maneira didática e ilustrada, ideal para iniciantes em tecnologia. Disponível para Android.
Wiser
É um aplicativo que é carregado durante a inicialização do sistema e fica disponível na tela inicial. Ele apresenta uma interface mais intuitiva com botões grandes para acessar as principais funções do celular. Disponível para Android.
Simple Launcher
É mais uma opção de aplicativo para gerenciar a tela inicial do celular. Através ícones grandes, é possível acessar os contatos, mensagens, câmera. A adoção de um lançador personalizado, simplifica o uso do aparelho. Disponível para Android.
Caixa de Remédios
É um utilitário que permite o cadastro de remédios e o agendamento de lembretes para a hora certa de consumi-los, conforme a prescrição médica. O app disponibiliza um resumo da bula dos principais medicamentos, o cadastro de receitas e leitura do código de barras das embalagens. Disponível para Android e iOS.
CPqD Alcance
É um aplicativo de acessibilidade, ideal para deficientes visuais. Através dele, toda a navegação na tela do celular é apresentada com ícones grandes, e narrada simultaneamente por um assistente de voz. Disponível para Android.
Texto de Ronaldo Prass para o G1
Acesso em: 07 de Junho de 2018, 10h
Nenhum comentário:
Postar um comentário