Corrente contra o suicídio e a baleia azul. COMPARTILHE em suas redes sociais e ajude a descontruir alguns mitos sobre o suicídio.
-“Ele não vai fazer nada, só quer atenção”. FALSO. Segundo a AFSP (Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio) falar sobre morrer ou vontade de mutilar-se constitui um dos principais sinais de alerta contra o suicídio. Seus avisos são pedidos desesperados e autênticos de ajuda e ignora-los significa banalizar o seu sofrimento.
-“Se falarmos sobre suicídio, aí sim estaremos transmitindo a ideia de se matar”. FALSO. De acordo com Beck, pessoas com ideação suicida possuem crenças negativas sobre si, os outros e o mundo. Dessa forma, reconhecer que o estado emocional do indivíduo é real e tentar normalizar a situação induzida pelo stress são componentes importantes para a redução da ideação suicida, pois diminuem a sensação de deslocamento do mundo.
-“As pessoas se matam quando dá na telha; não tem aviso, nem planejamento”. FALSO. Muitas vezes as pessoas planejam e planejam exaustivamente um local, e mesmo um instrumento para causar a própria morte.
*LIGUE 141: O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.
*LIGUE 0800-6426400 ou via whatsapp: (51) 98418-7814 para o DECA em atendimentos especiais à tentativas de suicídio devido a baleia azul ou a série 13 Reasons Why.
#Setembroamarelo #Correntecontraosuicídio #Compartilheessaideia #Precisamosfalarsobredepressão #Derrubandotabus
Nenhum comentário:
Postar um comentário