terça-feira, 30 de outubro de 2018

Confraria dos Coroas Novembro!

Venha curtir a Confraria dos Coroas do Mês de Novembro!

É no dia 29 de novembro a partir das 19h

Everton Silva e Banda tocam Samba de Raíz e muito mais!

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Periódico MP Outubro

Já está disponível, a versão online do Periódico MP, o Jornal do Adulto Maduro!



https://issuu.com/espacoterapeuticomarciapapaleo/docs/peri_dico_mp_setembro_de_2018

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Periódico MP - Setembro de 2018


A edição de Setembro do Periódico MP Online já está disponível para leitura!


Acesse no link: 

E inscreva-se pelo e-mail maturidadedigital@gmail.com para receber o Periódico Online no seu e-mail em primeira mão!

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Animais de estimação proporcionam qualidade de vida para a terceira idade


     Estudos realizados por pesquisadores nacionais e estrangeiros comprovam que os tutores de cães e gatos, membros da terceira idade, sofrem menos de depressão, problemas relacionados à pressão sanguínea, frequência cardíaca e capacidade motora. As atividades físicas realizadas ao passear ou brincar com o animal de estimação e os cuidados exigidos para mantê-los saudáveis refletem de maneira positiva neste período da vida.

     Ao adotar um animal de estimação, o idoso deve estar ciente de que ele exige dedicação diária, além de alterar a rotina de uma casa e jamais poderão ser abandonados. Ao optar por adotar um cão ou gato, poderá procurar prote que desenvolvam um trabalho sério com os animais. Deverá conversar, buscar informações e escolher o animal que mais combine com o seu estilo de vida. A casa deve ser adequada para a chegada do animal.
     Deverá ser definido com antecedência o local aonde ele irá se alimentar, fizer as necessidades e dormir, enfatiza Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.tur.br).

     Dados do Radar Pet, pesquisa inédita idealizada pela Comac, com representantes das classes econômicas A, B e C em oito municípios brasileiros, identificaram que apenas 30% dos lares formados por pessoas na terceira idade possuem animais de estimação.

     A presença desses animais está muito relacionada aos lares com adolescentes e jovens, onde a presença supera os 50%. Lares de terceira idade possuem menor presença ao redor de 30%. Portanto muitos idosos acabam não se beneficiando das vantagens de ter um animal de estimação.

     A inversão deste índice, além de promover maior qualidade de vida para este segmento da população, poderia ainda minimizar os impactos de saúde pública que envolve o problema do abandono de animais.

     Um cão e um gato adulto, geralmente os tipos de animais encontrados em anúncios para adoção, se adequam melhor ao perfil dos idosos. Eles se adaptam melhor ao novo lar e não tem os mesmos hábitos que os filhotes, sendo mais disciplinados nas brincadeiras, nos comportamentos e não tem a necessidade de estimular a dentição roendo objetos e móveis da casa, orienta Vininha F. Carvalho.

     Pela internet podem ser encontrados vários sites, onde se permite procurar um animal com o uso de filtros, como tamanho, sexo, idade, região, cidade, e até algumas das suas principais características.

     O importante é a pessoa idosa estar disposta a oferecer muito carinho e chance de uma nova vida, em família ao animal e, receber em troca uma recepção calorosa, repleta de muito amor. A felicidade é a chave para uma vida mais longa.

Lembre-se: 4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal 

Texto retirado do site Terra, publicado por Dino no link: https://www.terra.com.br/noticias/dino/animais-de-estimacao-proporcionam-qualidade-de-vida-para-a-terceira-idade,e73851fff7792b9a4a6e41f48100a4e4f2crqp2t.html

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Terceira idade aproveita aposentadoria para cair na estrada



“Viajar me rejuvenesce”. A fala de dona Cybelle Coelho explica a distância entre sua aparência jovem e a idade que ela afirma ter completado em 2018: 70 anos. Embora desde criança a ex-docente tenha paixão por viajar, foi somente após a aposentadoria que ela conseguiu cair de vez na estrada: da renda que recebe, ao menos 25% vai para o sonho de conhecer o mundo inteiro após uma vida de trabalho árduo nas salas de aulas.
“Conheço muita gente, muita cultura e vejo coisas lindas. É como se cada vez que eu viajasse eu ficasse mais jovem de alma, sabe? Acho que isso acontece mesmo. Hoje, como tenho disponibilidade de viajar durante a semana ou na baixa temporada, consigo pacotes mais baratos”, conta. 
O exemplo da ex-professora é seguido à risca por uma parcela significativa da terceira idade: se antes os cuidados com a casa e com os netos tomavam conta dos dias desse grupo, hoje cada vez mais as viagens ocupam a agenda dos idosos.
Prova disso é a procura crescente, mesmo em períodos de crise, por roteiros nacionais e internacionais na Agência Vasco da Gama, localizada no Centro de Santos. Na visão da agente de viagens Talita Souza, a comodidade, a segurança e o cuidado proporcionado são fatores que justificam a procura desse público por estabelecimentos físicos para fechar as viagens.  
“O que eu noto é que são pessoas que após muitos anos de trabalho têm a urgência de aproveitar a vida. Mesmo aqueles que têm algum problema de saúde estão optando por viagens mais curtas, mas não estão deixando de aproveitar. Isso é muito positivo”, conta Talita.
“Depois de uma vida na ativa muita gente desanima quando a aposentadoria chega. Geralmente é um período de gastar dinheiro com saúde. É preciso sabedoria para aproveitar esse tempo para fazer algo de bom para si mesmo”, conta.

Texto retirado do Diário do Litoral, publicado por Rafaella Martinez. 
Leia a matéria completa no link: http://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/terceira-idade-aproveita-aposentadoria-para-cair-na-estrada/114778/

Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!