quinta-feira, 27 de abril de 2017

AULAS DE INFORMÁTICA (GRATUITAS)!


Aulas específicas para a última adultez e a terceira idade!
Não perca tempo. Ligue agora e marque a sua aula sem custos:
3311-6547 ou 98117-8709 ou 99617-8709.


quarta-feira, 26 de abril de 2017

"A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura." (Lya Luft)



Maturidade. Eis aqui uma expressão muito interessante para avaliarmos. Estar maduro significa estar preparado, com uma consciência lúcida sobre algo. Quando falamos que alguém atingiu um nível de maturidade profissional, sexual, financeira ou afetiva, estamos dizendo que essa pessoa alcançou um nível lúcido de discernimento, não se deixando mais levar por impulsos, tornando-se alguém consciente e responsável por suas escolhas. Via de regra, a maturidade não se alcança apenas lendo livros ou conversando com pessoas mais experientes, embora essas atitudes nos abram um grande caminho. Maturidade surge de nosso contato com a experiência cotidiana, quando desejamos aprender com ela e suas lições. E uma das mais importantes maturidades que podemos alcançar é a maturidade psicologia. Esse estado do ser tem como características a capacidade de se conhecer, de saber lidar com os próprios conflitos, de aprender com eles e construir uma vida saudável apesar das adversidades do dia a dia.
A psicóloga italiana Ângela Maria Sala Bata escreveu um belíssimo livro com o nome de Maturidade Psicológica, enunciando que podemos identificar os sinais dessa maturidade quando reconhecemos a necessidade buscá-la. Por incrível que pareça desejar encontrar uma maturidade psicológica já e um grande passo para obtê-la, haja vista que quem não a possui sequer tem consciência dessa falta! Outro sinal é a compreensão de que aprende a desenvolver das próprias incongruências e ao invés de se julgar ou punir, o ser humano maduro procura se compreender, oferecendo-se apoio, identificando as origens de seus incômodos e indo a fundo nelas, a fim de se conhecer melhor. Assim, sai de cena o indivíduo carrasco de si mesmo dando lugar a um indivíduo que dá suporte a si mesmo.
No dia a dia é possível identificar pessoas mais ou menos maduras emocionalmente. Há aqueles que já estão em um processo de auto- conhecimento profundo, semeando bons resultados profissionais e pessoais e precisam e desejam de um auxílio pontual para se manterem no foco. No entanto, há aqueles que sempre terceirizam a responsabilidades por suas dores. Sempre há um culpado, alguém a quem transferir as responsabilidades do que lhe incomoda. Há aqueles que ao se depararem com uma situação desagradável refreiam seus impulsos, para refletir antes de agir, enquanto há muitos que agem para depois refletirem sobre o que fizeram. Os sinais da maturidade e da imaturidade psicológica estão por todos os lugares, basta desejar enxergá-la. Pensar sobre isso é muito importante, pois quanto antes buscarmos conscientemente desenvolver nossa maturidade emocional mais rapidamente nos libertaremos de grilhões internos que nos prendem.

Para assumirmos uma vocação com responsabilidade, precisamos estar ao menos no caminho desta maturidade, assumindo em nossas vidas as consequências de nossas escolhas e não dependendo da opinião de outros para tomarmos nossas próprias decisões.
Sabemos que a maturidade humana, tão importante hoje no discernimento de uma vocação, vem na decorrência de nossa vida, quando assumimos nossos erros, não nos culpando, mas aprendendo com eles. Tirando de cada acerto, uma conquista, mas de cada erro, um aprendizado. Pense nisso!!!!

Fonte: http://vocacionaldivinooleiro.blogspot.com.br/2012/05/maturidade-psicologica.html

quinta-feira, 20 de abril de 2017

O pássaro e o sábio



Conta-se que certa vez, um homem muito maldoso resolveu pregar uma peça em um mestre, bastante famoso por sua sabedoria.Preparou-lhe uma armadilha infalível, como somente os homens maus podem conceber.Tomou um pássaro nas mãos, imaginando que iria até o idoso e experiente mestre, formulando-lhe a seguinte pergunta: “mestre, o passarinho que trago nas mãos está vivo ou morto?”
Naturalmente, se o mestre respondesse que estava vivo, ele o esmagaria em sua mão, mostrando o pequeno cadáver. Se a resposta fosse que o pássaro estava morto, ele abriria as mãos, libertando-o e permitindo que voasse, ganhando as alturas. Qualquer que fosse a resposta, ele incorreria em erro aos olhos de todos que assistissem à cena. Assim pensou. Assim fez. Quando vários discípulos se encontravam ao redor do venerado senhor, ele se aproximou e formulou a pergunta fatal. O sábio olhou profundamente o homem em seus olhos. Parecia desejar examinar o mais escondido de sua alma, depois respondeu, calmo e seguro: “o destino desse pássaro, meu filho, está em suas mãos.”
Moral da história: quantas vezes tentamos achar atalhos ou responsabilizamos os outros pelas nossas vidas? Tudo são escolhas e está em nossas mãos! A MP deseja um ótimo feríado para todos!

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Devido ao ritmo extremamente acelerado exigido das pessoas na casa, no trabalho, na vida, a prática de atividades de lazer é cada vez mais importante para manutenção da saúde mental e emocional das pessoas, auxiliando no combate ao aparecimento do estresse e da depressão. O lazer é uma forma de socialização, em que o ser humano pode dialogar e fazer novas amizades com outras pessoas, podendo fazer em sua companhia uma atividade esportiva, uma atividade educativa ou uma atividade simplesmente prazerosa. Ao final de um dia ou de uma semana agitada, as pessoas necessitam espairecer, tirar seus pensamentos dos problemas, das coisas que as preocupam, afinal, o estresse e a depressão, além de ser um problema por si só, também carrega consigo agravos que afetam o coração, a cabeça, os músculos, a imunidade, enfim, o corpo como um todo. Um problema que afeta grande parte da população das grandes cidades é a falta de espaço e locais para o lazer saudável, tais como a prática de atividades físicas prazerosas, pois até é possível ter lazer sem equipamentos (caminhada, corrida), mas não é possível ter lazer adequado sem espaço físico.
    
                                   

Dicas para aproveitar melhor o seu momento de lazer:


-Faça atividades que você gosta como assistir um filme, jogar videogame, mas cuidado para não ficar demais em casa;
-Tentar fazer sempre a mesma coisa para se distrair pode acabar ocasionando o estresse;
A atividade física como lazer não deve ser extenuante. Para causar prazer, a atividade física deve relaxar o corpo e a mente do individuo e não deixá-lo com dores musculares;
-Atividades ao ar livre em contato com a natureza, tais como represas, praias e demais passeios turísticos ajudam a sair da rotina, portanto, são eficazes para que a pessoa se distraia e esqueça dos problemas;
-Tem coisa melhor que reunir-se com os amigos? Cerque-se das pessoas de quem você gosta, organize junto a elas aquele churrasco, aquela pizza, uma ida ao cinema ou mesmo excursões em grupo;
-Tenha uma vida fora do trabalho. Se você se junta apenas com pessoas do trabalho é mais fácil surgir assuntos que vão te estressar ao invés de se distrair. É importante ter amigos no trabalho, porém uma vida social é tão importante quanto o bom relacionamento no emprego;
Para se viver com qualidade de vida, todo mundo precisa de um tempo de descanso e que este tempo de descanso seja não só físico, mas também mental o que é encontrado nas atividades de lazer.



Fonte: http://edfpibid.blogspot.com.br/2011/10/importancia-do-lazer-sugerido-por.html

Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!