quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Confraria do formigueiro no Anexo MP

BOA TARDE!

A Confraria do Formigueiro foi fundada pela psicóloga Márcia Papaléo com o intuito de unir os participantes do Espaço Terapêutico ainda mais! O objetivo é confraternizar e unir todos os indivíduos da terceira idade e adultos maduros!
O sorriso e a alegria dos nossos clientes não tem preço!
Fone: 33116547
Email: maturidadedigital@gmail.com
Blog: http://www.marciapapaleo.blogspot.com.br/
Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=yp_DbhS3iMY&feature=em-upload_owner


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Respeito ao próximo!

Boa Tarde!!
Está chegando o final do ano de 2015, pensem a respeito e tentem sempre ser mais cuidadosos com o próximo. 
Respeitar os mais velhos além de ser sinal de educação, é sinal de bondade, educação, gratidão por tudo que eles fizeram por nós e acima de tudo de humanidade!

Sejam bons com os mais velhos, aproveitem tudo que eles têm para lhes ensinar e todo o afeto que têm para oferecer. Ajudem a marter o sorriso daqueles que sempre quiseram te ver sorrir!
O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo agradece a todos os que tem atitudes humanas para com os da terceira idade.


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

LOCAÇÃO DE SALAS COMERCIAIS

Boa tarde queridos!
O Espaço Terapêutico disponibiliza a locação de diversas salas, entrem em contato conosco para maiores informações!
Fone: (51)33116547 
Email: maturidadedigital@gmail.com



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dê preferência aos idosos!

Boa tarde queridos!
Gostariamos de deixar uma mensagem de conscientização para todos os que ainda não chegaram na terceira idade.
Os idosos têm por direito a prioridade em locais públicos como, por exemplo, caixas de supermercado, filas, ônibus, lotação, etc. Portanto pensem a respeito, ofereçam os lugares àqueles que tem o direito de usufruí-los. 
É muito triste vivenciar jovens negando o lugar para os mais velhos e, muitas vezes, forjando o sono. 
Querer um país desenvolvido depende de nós, da nossa educação! Fazer a nossa parte sempre que possível é o fundamental!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Bate-Papo na Maturidade!


Hoje foi um dia lindo no Bate-Papo na Maturidade! O vinculo e o carinho criado entre o grupo é simplesmente o que mais embeleza as nossas vidas! É uma benção poder presenciar essas demonstrações de afeto! Vocês são especiais! Obrigada por fazerem parte das nossas vidas e obrigada pela confiança em nosso trabalho! um grande beijo da equipe papaléo!



Caminhada na Terceira Idade: Um ótimo exercício para manter mente e corpo saudáveis!


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Você sabia?


Cálcio: encontrado em bebidas lácteas fermentadas, no leite, queijo, espinafre e amêndoas. Segundo Andrea, a necessidade do mineral sobe de 1000 miligramas para 1200 miligramas diários depois dos 51 anos, tanto para homens quanto para as mulheres, que são mais sujeitas à osteoporose (doença que deixa os ossos mais frágeis).

As bebidas lácteas fermentadas, inclusive, ajudam na regulação da flora intestinal e são, além de fonte de cálcio, ótima opção para melhorar o sistema imunológico e a digestão.

Vitamina D: Importante para ajudar a fixar o cálcio nos ossos, ajudando no combate à osteoporose. Idosos que saem pouco para passear e preferem ficar em casa podem ter dificuldades de manter bons níveis dessa vitamina, pois boa parte dela é formada na exposição à luz solar. Na alimentação, você pode encontrá-la no salmão, no atum e na gema do ovo. Alguns iogurtes são enriquecidos com o nutriente e garantem boa parte da sua dose diária.
Vitamina B6: embora a deficiência de vitamina B6 seja rara, pessoas de mais idade que sofrem de depressão costumam apresentar um nível menor do nutriente. "A ligação se dá pelo fato de que a vitamina age na formação de neurotransmissores como a serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar e sua relação com o humor”, diz Andrea. Presente no gérmen de trigo, aveia, legumes, banana, batata e carnes, por exemplo.

Vitamina B12: como o organismo pode ter maior dificuldade de absorver essa vitamina na terceira idade – você deve reforçar, ou não negligenciar, na dieta alimentos de origem animal, como leite e derivados, carne, ovos e peixe.


Ferro: na terceira idade, o nível do mineral pode ficar comprometido por maus hábitos alimentares, dificuldade de aproveitamento pelo organismo, uso de remédios e até mesmo a influência de determinadas doenças. No cardápio, é encontrado na carne vermelha e em leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico. Alimentos com vitamina C ajudam o corpo a aproveitar melhor o ferro. 


Vitaminas e Mineiras importantes na 3ª Idade!

Fonte: http://www.sejamaisfeliz.com.br/si/site/0410/p/5%20vitaminas%20e%20minerais%20importantes%20na%203%C2%AA%20idade

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PILATES NA TERCEIRA IDADE, POR QUE?

 O Pilates, um método de condicionamento físico e mental, com exercícios aparentemente suaves, proporciona alongamento, fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, melhora a respiração diminui o estresse, desenvolve consciência e equilíbrio corporal, aumenta a coordenação motora e mobilidade articular, promovendo relaxamento
Além dos aspectos físicos, é importante constar que o Pilates é uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo, é uma ligação do corpo e da mente.

Diante disso, o público maduro e os idosos, que no processo do envelhecimento tem suas capacidades funcionais diminuídas naturalmente, podem se beneficiar muito desta prática. Além das vantagens citadas anteriormente, destacam-se: a melhora da qualidade de vida, um envelhecimento com saúde e ativo, a diminuição dos riscos de quedas e suas consequências, o alívio das dores musculares (principalmente lombares), o aumento da autoestima e da sensação de auto eficácia, a ampliação da flexibilidade e da força, a melhor capacidade respiratória, etc.

 Vale lembrar que o próprio inventor do método, Joseph Pilates, praticou até seus oitenta anos.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

E como de costume mais um mês preparamos o Periódico MP, com algumas novidades, dicas para o verão e com alertas para nosso querido público!


Quer conferir o nosso jornalzinho?? Basta clicar no link a baixo para lê-lo online ou, para tê-lo em mãos, venha ao Espaço MP e aproveite para conhecer nossa equipe e tirar suas dúvidas.

http://issuu.com/renataenyka…/…/periodico_mp_dez2015-jan2016


Aguardamos vocês com muita energia e com boas técnicas para esse trabalho!


Mais informações
3311-6547 ou email maturidadedigital@gmail.com


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Dança na Terceira Idade!!!

Se você não quer levar uma vida sedentária e não sabe qual atividade escolher, a dança pode ser uma boa opção. 
A dança possui inúmeros benefícios para a saúde do coração, além de aumentar a capacidade respiratória e, claro, melhorar a qualidade de vida do praticante.
 Dançar na terceira idade contribui para um melhor condicionamento físico e mental. Além disso, ajuda a elevar a autoestima e afastar os sintomas da depressão. A razão para isso é que através da atividade o cérebro libera serotonina, uma substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.


Aulas de dança aqui na MP!!!
venha participar, não fique de fora!!!

Informações: (51) 3311-6547 
maturidadedigital@gmail.com

Cérebros de idosos seriam mais "lentos" por terem mais dados!

O que você achou dessa conclusão da pesquisa alemã?

"Pessoas mais velhas não tem raciocínio mais lento, mas mais informações para processar. A conclusão é de um estudo de pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha.
No trabalho, eles verificaram que computadores que tivessem apenas de processar um grande volume de informação funcionavam de forma semelhante ao cérebro de um adulto."
Idosos jogam baralho
Mas você está sentindo dificuldades de memorizar? Acha que seu desempenho em atividades cotidianos está diminuindo?
A Estimulação Cognitiva pode ser a resposta! 
Venha conhecer este serviço na MP, informe-se: (51) 3311.6547 e maturidadedigital@gmail.com
Confirma a matéria completa aqui: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cerebros-de-idosos-sao-mais-lentos-porque-tem-mais-dados

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

DICA: A ARTE DE ESQUECER

Neste interessante livro, o neurocientista brasileiro Iván Izquierdo aborda vários aspectos da memória - e, acima de tudo, do esquecimento: por que precisamos esquecer para ter uma vida normal? Quais são as formas de "arte" do esquecimento?
De forma acessível e envolvente, o texto leva o leitor a aprender um pouco mais sobre os variados e complexos mecanismos envolvidos na memória, além de refletir sobre como as memórias que guardamos ao longo da vida determinam quem somos. Com referências pessoais, e recheado de outras formas de literatura e de música, o autor nos contempla com uma obra agradável e informal, que aproxima os estudos e conceitos de neurobiologia da memória à vida cotidiana.
Fonte: http://www.cerebronosso.bio.br/ns-lemos/

MATURIDADE DIGITAL

No topo da lista dos benefícios da inclusão digital encontra-se a melhoria na qualidade de vida. O adulto maduro que se sente autônomo e membro da sociedade, sem via de dúvida, tem sua autoestima elevada, pois percebe que não é mais considerado inadequado pelos demais e que é capaz de exercer um papel social independente
Ademais tem-se o aumento da autoconfiança e do sentimento de realização, visto que os meios online facilitam a comunicação e diminuem a distância entre o adulto maduro e seus familiares e amigos; o sentimento de solidão é amenizado ou até mesmo abatido
Os benefícios cognitivos também devem ser considerados: a mente é estimulada (tal como o corpo é em um exercício físico) acarretando a melhora do raciocínio lógico, da concentração e da motricidade e ajudando na manutenção das habilidades mentais; pode também prevenir a depressão. 


INSCREVA-SE NO MATURIDADE DIGITAL E FIQUE CONECTADO!


Informações: (51) 3311.6547 e maturidadedigital@gmail.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Boa tarde!


LEVA & TRAZ

BOA TARDE GENTE!!!
O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo, tem a alegria de dizer que o Leva & Traz MP está sempre a sua disposição! O serviço além de ser agendado no melhor horário para o cliente, ainda é confortável e seguro!
Ligue e faça o teste você também! (51) 33116547
Um forte abraço a todos(as)!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CONFRARIA DO FORMIGUEIRO

A próxima Confraria do Formigueiro acontecerá no dia 15 de Dezembro no Anexo MP às 19h, Rua Pinheiro Machado 12!
Música ao vivo, comes & bebes, amigo secreto e muita dança!
Maiores informações ligue: (51) 33116547


CURSO INTENSIVO DE VERÃO!

BOA TARDE!!!
O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo está com uma promoção IMPERDÍVEL!!!!
Você que busca aprender novas atividades sabe como é importante o ensino dado com paciência e inspiração, pensando nisso, o Espaço Terapêutico inicia em Dezembro as aulas para manusear no celular com um super desconto, com aulas individuais e personalizadas! Ideais para todo o público adulto maduro e da terceira idade que sentem vontade de integrar-se no mundo digital!

Ligue e agende sua hora ou a hora do seus familiares!
Fone: (51) 33116547


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Bonecas Abayomi

Boa tarde!!

Vocês conhecem as bonecas Abayomi?
As bonecas Abayomi eram feitas pelas escravas negras que, na tentativa de acalmar seus pequenos filhos, na vinda para o Brasil em navios negreiros, rasgavam seus vestidos para que eles tivessem algo com o que brincar.
As abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A palavra abayomi tem origem no iorubá, e significa aquele que traz felicidade ou alegria. É como oferecer ao outro o que se tem de melhor, algo que carregue nossas melhores qualidades. Dar uma boneca abayomi é um ato de nobreza, é dar a uma pessoa querida aquilo de melhor que temos a oferecer, então se as mães negras ofereciam a boneca em sinal de amor, carinho, consolo, arrancando com as unhas pedaços de suas roupas, imagine quão nobres eram os sentimentos dessas mães...
Embora os africanos sejam muito religiosos, nesse caso não tem nada a ver com suas crenças.

Nas aulas de artes manuais ou de estimulação cognitiva se é possível aprender a fazer as bonecas Abayomi!
Fone: (51) 33116547



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

UM DIA VOCÊ APRENDE

Um dia você aprende...
Depois de algum tempo, você aprende a diferença,
a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas de cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Aprende a contruir todas as suas estradas no hoje porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo, aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importa, algumas pessoas simplesmente não se importam...
Aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la.
E você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer...
mesmo a longas distâncias...
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você é na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam.
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa ou nada e terem momentos bons juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida, são tomadas de você muito depressa, por isso, sempre devemos deixar as pessoas com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos...
Aprende que as circustâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos...
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão. e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa o quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai....
é uma das poucas que o ajuda a levantar-se...
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que você aprendeu com elas...
do que com quantos aniversários você celebrou...
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha...
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando você está com raíva, você tem o direito de estar com raíva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para, para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E aprende que realmente pode suportar...
que realmente é forte...e que pode ir muito mais longe, depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.

https://www.youtube.com/watch?v=NpOtLhKsuPY 

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Anexo MP

O ANEXO MP VAI VIRAR UM BOTECO, NOVAMENTE! 


A próxima Confraria do Formigueiro acontecerá no dia 15 de Dezembro, às 19h, no Anexo MP. 


A entrada é destinada para os clientes, ex clientes, futuros clientes ou acompanhantes do Espaço Terapêutico Márcia Papaléo;

Contaremos com música ao vivo; 

Amigo secreto; 

Comes & Bebes e reunião dançante! 

A Última Confraria no Anexo MP foi um sucesso, com muitas cores, música brasileira, comidas típicas da Bahia, etc. 

Venha participar dessa vida Papaléo! Faça parte deste Espaço também! 






Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!